segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

VISITA À UNIVERSIDADE RUSSA DA AMIZADE DOS POVOS - I

Oswaldo no VI Encontro - Mairiporã-SP


Oswaldo Mendes
Formado em Engenharia Mecânica
Ano de formatura: 1967


PARTE I -  Donskoi Proiezd, Boulevar, Obshejitie da Pávlovskaya, Danilovsky Rynok e Momentos Históricos da Fundação da Universidade da Amizade dos Povos

Depois de algum tempo, eu e a minha esposa Lyudmila Yakovleva Mendes, decidimos fazer uma viagem a Moscou com o objetivo de rever os familiares da minha companheira de tantos anos, passear pela cidade, rever aquelas localidades que frequentávamos no nosso tempo de estudante e, claro, rever as instalações da nossa Universidade, em cujos bancos recebemos ensinamentos valiosos que serviram de base para alavancar as nossas vidas profissionais.

Deixei Moscou, de volta ao Brasil logo após a defesa da tese de diploma em 1967, acompanhado da minha aliada e esposa.

De 1967 até a presente data, desenvolvi a minha vida profissional como engenheiro mecânico na área de Turbinas Térmicas. Realizei trabalhos no setor estatal e privado, e tive a honra de transmitir os bons conhecimentos lá adquiridos aos alunos das faculdades de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis e Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Nessa atividade profissional, alcancei o posto de Chefe da Cadeira de Termodinâmica Aplicada e de Máquinas Térmicas.

Nesse período de 48 anos, o mundo mudou muito: Moscou mudou, nossa Universidade também mudou e, como tudo, nós também mudamos.

Grande parte do meu tempo em Moscou foi dedicado a visitas às instalações da Universidade, dando enfoque especial àquelas que eram utilizadas pela Universidade da Amizade dos Povos Patrice Lumumba na década de 60.

Como a quantidade de fotos é expressiva, vamos apresentar esse trabalho por partes. Primeiramente vou enfocar minha visita ao primeiro corpus da nossa Universidade, situado na Piaty Donskoi Proiezd. Especificamente, ao alojamento da Pavlovskaia, ao Boulevar por onde caminhávamos diariamente no trajeto entre a Pavlovskaia e a Donskoi, e vice-versa.
  
O prédio da Donskoi, onde recebemos tantos ensinamentos e onde batíamos longos papos depois das aulas, principalmente na stolovaia e no pátio ao ar livre, lá está ele, exibindo a arquitetura majestosa que me sensibilizou tanto ao voltar a subir aqueles degraus de entrada, repetindo o mesmo gesto de uma rotina que fez parte da minha vida durante os cinco anos em que lá estudei.

Foto 1 - Prédio principal da Universidade na década de 60, na Piaty Donskoi Proiezd - hoje chamada de Ulitsa Ordjonikidze.

Observem, colegas, o estado atual do Boulevar onde as árvores, naquela época, eram de pequeno porte e, agora, são de grande porte, oferecendo agradáveis sombras a quem por ele passa.

Foto 2 – Boulevar que ligava o Prédio Principal da Universidade à Residência dos estudantes na  Pavlovskaia Ulitsa – nosso caminho de todos os dias.

O prédio da Pavlovskaia continua imponente e tenho certeza absoluta que aqueles que lá viveram sentirão saudades ao olhar essas fotos.

Foto 3 – Prédio: o alojamento estudantil onde moramos na Pavlovskaia Ulitsa.

Até aquele mercado, chamado “Danilovsky Rynok”, outrora pequeno e simples, foi reconstruído e transformou-se em uma grande área de comercialização de produtos de primeira necessidade. 

Foto 4 - Após o Boulevar, está o Danilovsky rynok- nos anos 60 e 70 era apenas um mercadinho humilde, hoje sofisticado mercado frequentado por carrões.


Duas fotos de alto interesse histórico registram os momentos da Fundação da Universidade da Amizade dos Povos no ano de 1960, onde, na primeira, o chefe do governo da URSS, Nikita Kruschev, fazia o seu discurso na cerimônia e na segunda, vê-se Nikita Kruschev junto com o primeiro Reitor da Universidade, Serguei Rumiántsev.

É a metamorfose da vida: tudo muda com o tempo. O corpus atual da Universidade, que naquela época estava sendo construído, hoje é um colosso com uma grande área arborizada no lado esquerdo da Lenisky Prospekt, no sentido ao bairro. Todas as construções dos grandes blocos das diferentes faculdades e das residências estudantis foram feitas com uma arquitetura moderna, como merece uma grande instituição de ensino moderno e avançado.

Essa parte do atual corpus da Universidade será objeto da Parte 2, a ser postada no nosso blog oportunamente.

Colegas, vocês não imaginam o estado da minha alma quando visitei aqueles lugares onde passei o melhor período da minha juventude. Certamente, o mais encantador da minha jornada estudantil.


Foto 5 - Momento histórico: o chefe do governo da URSS Nikita Krushev profere o discurso na Fundação da Universidade da Amizade dos Povos.

Foto 6 - Momento histórico da Fundação da Universidade da Amizade dos Povos em 1960, onde se pode ver o chefe do governo da URSS, Nikita Krushev, e o primeiro reitor da Universidade da Amizade dos Povos, Serguei Rumiántsev.


Nos próximos textos abordaremos outros temas relacionados com a minha visita à Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN), ex-Universidade da Amizade dos Povos Patrice Lumumba, e a outros pontos atrativos da cidade de Moscou.

15 de outubro de 2015
Oswaldo Mendes


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Queria entender como a Universidade funciona e como ingressar. Vi alguns sites explicando, mas difícil sem uma base de como funciona o ensino superior das universidades russas, ou especificamente essa.

    ResponderExcluir