terça-feira, 17 de novembro de 2015

CANTINHO DA SAUDADE

TEMPOS DE ESTUDANTE NA URSS – DORI C. BARBIERI

Crônicas variadas – 1968-1974

PARTE III – Crônica 4 (Continuação da crônica 1): ...1968 no Baikonur e em Tashkent -  Uzbekistão

Após as infindáveis horas vividas no inferno gelado dentro do hangar, anunciou-se que em breve embarcaríamos no IL-18 para Tashkent, imaginamos que o suplício estava terminando. Mera ilusão! No curto trajeto até a aeronave na pista, ocorreram as fotografias mencionadas anteriormente e na sequência, subi a escada do avião sentindo as luvas parecer grudando no corrimão da mesma, mas imaginando encontrar, ao final, um salão de passageiros caloroso e confortável.

Foto 1 - Embarque no Baikonur: Dori e o guarda kazak que queria impedir as fotos

O avião passara dezenas de horas ao relento e todo ele havia alcançado inclusive internamente, a temperatura do ambiente externo, com 30 ou mais graus negativos, não mostrando ainda, nenhum sinal de vida própria. Pensei que minhas roupas pudessem grudar no assento – Não grudaram! Mesmo com todos os passageiros sentados, a porta permanecia aberta e a aeronave, sem vida mecânica. Só depois de meio-hora foi possível ver as hélices de apenas um dos motores se mover. Nos dez minutos iniciais, os giros delas eram como a de um ponteiro dos segundos de um relógio. Às vezes paravam para depois recomeçar a girar com mais rapidez. Finalmente, ocorreu a explosão interna própria do motor. Creio que só para este primeiro motor, e eram quatro, passaram-se uns 50 minutos para atingir giro máximo. Quanto ao aquecimento interno, nada! Exceto o calor humano e o vapor das narinas, que a essa altura ajudavam aquecer o avião. Assim, com este gasto de tempo do primeiro motor, sucessivamente foram ligados os três motores turbo hélice restantes. Creio que o procedimento consumiu umas três horas de espera, tempo suficiente para nós, os passageiros, esquentássemos o interior do avião, ou para morrer sufocados se a porta não tivesse estado aberta. Certamente, foi explicado aos demais passageiros em língua russa e uzbeke o motivo daquela lentidão, que só fomos entender mais tarde: rolamentos, mancais, eixos e peças móveis quando expostos a temperaturas tão baixas, são como cristais que, com o menor impacto ou atrito, podem se danificar.

Ao chegarmos a Tashkent, procuramos um taxi e rumamos para o Hotel Intourist, o hotel dos turistas na URSS, com passaportes de estrangeiros, conversa de estrangeiros e o mais importante, moeda forte - as verdinhas se fosse preciso, o Caio disse que tinha em espécie, e eu, em travellers. Tudo em vão. Os funcionários e o gerente do hotel foram inflexíveis: Só com reserva prévia. E o hotel, parecia vazio. (Penso agora, que o forte frio atípico para a região pôde ter provocado o colapso do sistema de aquecimento e tinham vergonha de admitir isto para duas autoridades brasileiras). Contudo, ajudaram-nos ligando para outros lugares e no final, nos indicaram um tipo de pousada para onde o taxista nos conduziu.  Mas lá, não recebiam estrangeiros. Voltamos ao hotel para tentar de novo e de novo, nada. O final do dia se aproximava e o pavor do frio, assustava. O taxista nos levou então para uma casa de estudantes. Mas, aproveitando a ausência dos estudantes que haviam entrado em férias, o sistema de calefação estava em manutenção. Creio que foi o taxista que convenceu um casal de velhinhos que cuidava do local a nos receber para pernoitar. O vovô e a vovó nos alertaram que, água quente só havia no andar térreo, próximo à cozinha, e o quarto, seria no terceiro andar, só com cama e roupas, sem calefação. Tínhamos chegado ao paraíso!

Foto 2 - Dori em frente à Casa de Estudantes            Foto 3 - Caio e Dori passeando por Tashkent

Na manhã seguinte o casal nos serviu o “café” (na realidade o chá) e começamos a nos apresentarmos. O fato de sermos da terra do Pelé e Garrincha – algozes dos russos na copa de 58 – selou nossa amizade. (Algozes, pela frustração causada e não por outro motivo.)  Mandamos todos os hotéis e palácios da cidade às favas e fizemos do local, nossa base verde-amarela na União Soviética. Saíamos de manhã para conhecer a cidade e seus arredores, situada junto à antiga rota da seda e voltávamos ao final da tarde.
Vimos e vivemos os costumes e os hábitos da culinária local: macarrão e variedades de tortéis, chás de primeiríssima (no sabor) acompanhados de pelotas de queijo duro de cabra para roer, passas de frutas ou melão seco, discos de pão assado na pedra ou em tijolos, o risoto plôv e os espetinhos deliciosos de carne de ovelha karakul, cuja parte mais apreciada é o rabo, que tem a forma e textura de um cupim de zebu, pendurado na traseira.

Frequentamos as mesquitas e os barzinhos da cidade, aliás, as casas de chá daquele povo amável. (Os burocratas antipáticos do hotel deviam ser, todos russos!)

Foto 4 - Dori e o lanche de espetinho de ovelha com macarrão e a chaleira do chá

Foto 5 - Dori defronte a uma mesquita                          Foto 6 – Dori e um Uzbek típico -
                             da cidade velha                                                               Tashkent 1968

Foto 7 - Dori numa Casa de Chá típica da época - Tashkent 1968

O frio amainava aos poucos, mas ainda era muito forte e nos torturava. Depois de quatro ou cinco dias em Tashkent decidimos voltar para Moscou. Uma das formas de gastar as infindáveis noites das férias no inverno de janeiro era jogando canastra com brasileiros e latinos no quarto do Carioquinha na Rua Mosfilm. Ali o revezamento dos presentes entre as partidas e o preparo de feijoadas ou macarronadas nas madrugadas, era intenso e agitado. O Caio, creio eu, passou o resto das férias de inverno se aquecendo nas saunas de Moscou, pois andou meio desaparecido.
Foi este o meu batismo na Ásia Central em tempos de um rigoroso inverno russo.