sábado, 7 de março de 2015

55-летие РУДН ‏ 55º Aniversário da RUDN

VIAGEM DOS EX-ESTUDANTES PARA PARTICIPAR DAS SOLENIDADES COMEMORATIVAS DOS 55 ANOS DE FUNDAÇÃO DA UNIVESIDADE.



DIA 04 DE FEVEREIRO DE 2015: ENCONTRO COM O REITOR DA RUDN
Филипов Владимир Михайлович.



O Reitor da Universidade, Sr. Vladimir Filipov, convidou a Delegação do Brasil para um encontro formal em seu gabinete no edifício-sede da RUDN.


Chegada do grupo à Universidade para a reunião com o Reitor.
Da esquerda para a direita: Josué Pereira, Glacir Romagna, Felix Bezerra e Geovanio Menezes.

  
A reunião deu início com o Sr. Reitor fazendo uma abordagem sobre a situação atual da Universidade e as perspectivas para o futuro, onde se prevê uma participação maior da mesma no cenário internacional. Atualmente, vários países da Europa enviam estudantes para a RUDN, principalmente a França e a Alemanha. A China é hoje o país que possui o maior contingente de estudantes estrangeiros na Universidade. No tocante ao Brasil, o número de estudantes limita-se, atualmente 16, sendo que a maior parte deles estuda na Faculdade de Medicina. 



Reunião da comitiva com o Reitor da Universidade


O Sr. Reitor abordou a questão relacionada com algumas dificuldades com o acesso de estudantes brasileiros à RUDN. Ele afirmou que considera que os acordos assinados com várias universidades brasileiras e com instituições do governo - entre os quais o Ministério da Educação, através do programa Ciência Sem Fronteiras - não têm apresentado os resultados esperados.

Ele afirmou ter conhecimento dos sucessos obtidos pelos ex-estudantes brasileiros, muitos dos quais alcançando êxitos notáveis nas atividades acadêmicas, em ciência e tecnologia, nas mais diversas atividades profissionais, bem como na área empresarial. Disse ainda que isso serve como uma confirmação do alto nível da capacitação recebida pelos ex-estudantes na RUDN.

O Sr. Vladimir Filipov fez referência à situação atual da Rússia, que tem sido castigada pelo Ocidente com sanções econômicas, bem como pelo baixo preço do petróleo e do gás. Isso tem colocado o país em algumas dificuldades, que estariam sendo enfrentadas com responsabilidade através, fundamentalmente, de entendimentos políticos, como forma de evitar conflitos bélicos e de alcançar a paz mundial.

Finalmente, reforçou seus votos de boas-vindas, enfatizou a importância da participação dos ex-estudantes no evento dos 55 anos de formação da RUDN e manifestou o desejo de uma melhor interação entre os ex-estudantes brasileiros na URSS/Rússia e a Universidade nas áreas  cultural, científica e tecnológica.

O Representante da União dos Estudantes na Rússia e na União Soviética, Geovanio Menezes, solicitou a palavra para agradecer o convite recebido para a participação dos brasileiros no grandioso evento dos 55 anos da fundação da RUDN. Enfatizou - em consonância com o desiderato manifestado pelo Sr. Reitor - que se faz necessário um maior relacionamento entre a nossa Associação e a Universidade.

O colega Geovanio Menezes fez uma rápida abordagem sobre as atividades da nossa Associação, ressaltando que seu objetivo maior é unir todos os ex-estudantes brasileiros da RUDN. Fez questão de enfatizar que a nossa entidade não tem qualquer objetivo político, racial, religioso ou comercial; que o nosso enfoque é manter os ex-estudantes unidos, divulgando a cultura russa e os seus êxitos nas áreas cientifica, social, cultural e tecnológica.

Fez questão de frisar ainda que os sucessos alcançados pelos ex-estudantes nas áreas acadêmica, profissional e empresarial é a melhor forma de divulgação da qualidade de ensino da RUDN e de outras universidades e institutos da URSS e da Rússia.

Geovanio ressaltou também que a nossa Associação se coloca à disposição da RUDN para divulgar os projetos da Universidade no sentido de atrair novos estudantes brasileiros para ali estudar. Para tanto, deverá colocar à disposição das autoridades da Universidade os nossos meios sociais de comunicação.

Aproveitou a oportunidade para informar ao Sr. Reitor que a nossa Associação promove um encontro nacional dos ex-estudantes no Brasil a cada dois anos. Desses encontros participam ex-estudantes que residem em todo o território nacional. Enfatizou que no último encontro realizado na cidade de Mairiporã-SP, em abril de 2014, contou com a participação de dois representantes da Universidade: os senhores Evgeny Shisniak e Vladimir Timoshek - diretores para a América Latina e América do Norte, respectivamente. Contamos também com a participação do Embaixador da Rússia no Brasil - Sr. Serguei Pogóvitch Okópov - e do Cônsul Geral da Rússia - Sr. Konstantin Sergueevitch Kamaniev.

Informou ainda que o próximo encontro dos ex-estudantes na Rússia e União Soviética acontecerá no ano de 2017 na cidade do Rio de janeiro e que para nós, da UERUSS, seria uma satisfação muito grande poder contar com a presença dele - Reitor da RUDN - no referido evento.

Logo depois, foi entregue ao Sr. Reitor um livro sobre as atividades do VI Encontro e um folder sobre o VII Encontro, além de uma cesta de produtos típicos brasileiros. Em seguida, presenteou à Associação com um relógio de parede, com o emblema da RUDN e publicações da Universidade. 



O Sr. Reitor folheando o Livro recebido do VI Encontro.


Foto do Grupo com Sr. Reitor e com os mimos trocados.


Foto com Geovanio Menezes, Glacir Romagna e Josué Pereira diante do  bloco 6 da Universidade.

Geovanio Menezes
Pela Diretoria da União dos ex-Estudantes na Rússia e União Soviética

O acesso ao diário completo poderá ser feito através do e-mail ueruss@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário