quinta-feira, 26 de março de 2015

55-летие РУДН: ‏ 55º Aniversário da RUDN

VIAGEM DOS EX-ESTUDANTES PARA PARTICIPAR DAS SOLENIDADES COMEMORATIVAS DOS 55 ANOS DE FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE
CONFRATERNIZAÇÃO DOS EX-ESTUDANTES ENGENHEIROS E GEÓLOGOS NAS CÁTEDRAS/DEPARTAMENTOS DE ENGENHARIA E GEOLOGIA

DONSKÓI PROEZD - DIA 05 DE FEVEREIRO DE 2015

No dia 05 de fevereiro de 2015, ocorreu o encontro dos ex-estudantes das diversas faculdades da RUDN nas cátedras/departamentos de cada faculdade. 

A nossa comitiva era constituída de engenheiros, geólogos e economistas.

Felix Bezerra – Economista
Francisco Maria Lins - Advogado
Geovanio Menezes – Engenheiro
Glacir Romagna - Geólogo
Josué Pereira­ - Engenheiro

As faculdades de Engenharia e Geologia estão situadas no prédio da Donskoi Proezd, já as de Direito e Economia, na sede central da RUDN, na Leninsky Prospect.

Não dispomos de registro das solenidades que ocorreram nas faculdades de Direito e Economia.

Os registros aqui apresentados referem-se às faculdades de Engenharia e Geologia. Dessas solenidades participaram os colegas Glacir Romagna e Josué Pereira. O colega Geovanio, lamentavelmente - devido a outros compromissos - não pôde participar do evento.


Apresentamos, abaixo, os registros fotográficos desses encontros, dos quais participaram Engenheiros e Geólogos de vários países do mundo.

Ex-estudantes de engenharia e geologia chegando ao prédio da Donskói Proezd.
Os colegas Glacir e Josué aparecem na foto - terceiro e quarto,
 respectivamente  - da esquerda para a direita



O veterano Rodolfo Zamalloa López, peruano, foi homenageado
pela cátedra de Engenharia por ser da primeira turma
de formandos em Engenharia da RUDN



O peruano Rodolfo emocionado ao ser homenageado
pela Cátedra de Engenharia



Da esquerda para a direita - Glacir é o terceiro e Josué, o último,
confraternizando-se com engenheiros e geólogos de outros países



Josué (centro) e Glacir (direita) conversam com
 atuais estudantes de engenharia e geologia


Para recordar o idioma russo. Ai está a água mineral
 “Estrada noturna de inverno”


O encontro dos engenheiros e geólogos terminou em festa; ex-estudantes, principalmente árabes, latino-americanos e indianos, cantaram e dançaram amistosamente com os atuais estudantes.

Durante a noite do dia 05, a neve cobriu as ruas e veredas. Até alcançarmos a entrada do Hotel Saliut, pudemos sentir o problema de tráfego: o carro que nos levava atolava na neve que cobria as ruas. No bar, no hall de entrada do hotel, já era mais de 21 horas quando eu pedi uma água mineral com um nome poético: essa que está aí, na foto acima.

15 de março de 2015

Geovanio Menezes








domingo, 15 de março de 2015

Atenção Colegas,

Gostaríamos de convidar a todos a compartilhar as histórias vividas em terras soviéticas e russas, sejam elas engraçadas, curiosas, tristes, alegres, etc., a fim de relembrar nossos tempos de estudantes as quais vamos postar no “Cantinho da Saudade”.

Temos também um espaço para procurar, encontrar ou simplesmente saber noticias dos ex-estudantes no “Por Onde Andas?”.

Já o quadro “Antes e Depois” consiste em publicar nossas fotos dos tempos de estudantes e do tempo atual para que possamos conhecer e/ou reconhecer os colegas.


Coordenação do Blog

domingo, 8 de março de 2015

                                                           REGRAS DO BLOG


1 – É proibido postar conteúdo difamatório, calunioso, injurioso, racista ou discriminatório de qualquer natureza.
2 – Não serão toleradas linguagem ou imagens grosseiras ou obscenas.
3 – É vedada a incitação à violência.
4 – Não serão aceitas postagens anônimas ou com falso e-mail.
5 – Citações, só os permitidos pelos autores e com os devidos créditos (Art. 184
do Código Penal – Lei 9610/98 de Direitos Autorais).
6 -  É proibido duplicar, plagiar ou usurpar conteúdo deste blog, seu nome e o
“template” do blog, i.é, seu layout.
7 – É vedada propaganda político partidária, divulgação de “correntes”, “pirâmides”,
material comercial ou fora do contexto e objetivos do blog.
8 – É proibido postar material que caracterize prática de “spam”.
9 – Artigos a serem publicados devem conter no máximo duas laudas, para preservar o direito de espaço para outros usuários e a alimentação do blog.
10 – O espaço de comentários do blog pode ser moderado, obedecendo as leis vigentes no país e normas deste blog.
11 – As regras acima podem ser ampliadas ou modificadas a qualquer momento e serão divulgadas neste espaço, pela Coordenação.
       
                                  À TODOS, BOA NAVEGAÇÃO NESTE BLOG!
   
                                                                                      A Coordenação


        

sábado, 7 de março de 2015

Envio de Material

Colegas,
Enviem seu material a ser postado no Blog para o seguinte e-mail: ueruss@gmail.com




55-летие РУДН ‏ 55º Aniversário da RUDN

VIAGEM DOS EX-ESTUDANTES PARA PARTICIPAR DAS SOLENIDADES COMEMORATIVAS DOS 55 ANOS DE FUNDAÇÃO DA UNIVESIDADE.



DIA 04 DE FEVEREIRO DE 2015: ENCONTRO COM O REITOR DA RUDN
Филипов Владимир Михайлович.



O Reitor da Universidade, Sr. Vladimir Filipov, convidou a Delegação do Brasil para um encontro formal em seu gabinete no edifício-sede da RUDN.


Chegada do grupo à Universidade para a reunião com o Reitor.
Da esquerda para a direita: Josué Pereira, Glacir Romagna, Felix Bezerra e Geovanio Menezes.

  
A reunião deu início com o Sr. Reitor fazendo uma abordagem sobre a situação atual da Universidade e as perspectivas para o futuro, onde se prevê uma participação maior da mesma no cenário internacional. Atualmente, vários países da Europa enviam estudantes para a RUDN, principalmente a França e a Alemanha. A China é hoje o país que possui o maior contingente de estudantes estrangeiros na Universidade. No tocante ao Brasil, o número de estudantes limita-se, atualmente 16, sendo que a maior parte deles estuda na Faculdade de Medicina. 



Reunião da comitiva com o Reitor da Universidade


O Sr. Reitor abordou a questão relacionada com algumas dificuldades com o acesso de estudantes brasileiros à RUDN. Ele afirmou que considera que os acordos assinados com várias universidades brasileiras e com instituições do governo - entre os quais o Ministério da Educação, através do programa Ciência Sem Fronteiras - não têm apresentado os resultados esperados.

Ele afirmou ter conhecimento dos sucessos obtidos pelos ex-estudantes brasileiros, muitos dos quais alcançando êxitos notáveis nas atividades acadêmicas, em ciência e tecnologia, nas mais diversas atividades profissionais, bem como na área empresarial. Disse ainda que isso serve como uma confirmação do alto nível da capacitação recebida pelos ex-estudantes na RUDN.

O Sr. Vladimir Filipov fez referência à situação atual da Rússia, que tem sido castigada pelo Ocidente com sanções econômicas, bem como pelo baixo preço do petróleo e do gás. Isso tem colocado o país em algumas dificuldades, que estariam sendo enfrentadas com responsabilidade através, fundamentalmente, de entendimentos políticos, como forma de evitar conflitos bélicos e de alcançar a paz mundial.

Finalmente, reforçou seus votos de boas-vindas, enfatizou a importância da participação dos ex-estudantes no evento dos 55 anos de formação da RUDN e manifestou o desejo de uma melhor interação entre os ex-estudantes brasileiros na URSS/Rússia e a Universidade nas áreas  cultural, científica e tecnológica.

O Representante da União dos Estudantes na Rússia e na União Soviética, Geovanio Menezes, solicitou a palavra para agradecer o convite recebido para a participação dos brasileiros no grandioso evento dos 55 anos da fundação da RUDN. Enfatizou - em consonância com o desiderato manifestado pelo Sr. Reitor - que se faz necessário um maior relacionamento entre a nossa Associação e a Universidade.

O colega Geovanio Menezes fez uma rápida abordagem sobre as atividades da nossa Associação, ressaltando que seu objetivo maior é unir todos os ex-estudantes brasileiros da RUDN. Fez questão de enfatizar que a nossa entidade não tem qualquer objetivo político, racial, religioso ou comercial; que o nosso enfoque é manter os ex-estudantes unidos, divulgando a cultura russa e os seus êxitos nas áreas cientifica, social, cultural e tecnológica.

Fez questão de frisar ainda que os sucessos alcançados pelos ex-estudantes nas áreas acadêmica, profissional e empresarial é a melhor forma de divulgação da qualidade de ensino da RUDN e de outras universidades e institutos da URSS e da Rússia.

Geovanio ressaltou também que a nossa Associação se coloca à disposição da RUDN para divulgar os projetos da Universidade no sentido de atrair novos estudantes brasileiros para ali estudar. Para tanto, deverá colocar à disposição das autoridades da Universidade os nossos meios sociais de comunicação.

Aproveitou a oportunidade para informar ao Sr. Reitor que a nossa Associação promove um encontro nacional dos ex-estudantes no Brasil a cada dois anos. Desses encontros participam ex-estudantes que residem em todo o território nacional. Enfatizou que no último encontro realizado na cidade de Mairiporã-SP, em abril de 2014, contou com a participação de dois representantes da Universidade: os senhores Evgeny Shisniak e Vladimir Timoshek - diretores para a América Latina e América do Norte, respectivamente. Contamos também com a participação do Embaixador da Rússia no Brasil - Sr. Serguei Pogóvitch Okópov - e do Cônsul Geral da Rússia - Sr. Konstantin Sergueevitch Kamaniev.

Informou ainda que o próximo encontro dos ex-estudantes na Rússia e União Soviética acontecerá no ano de 2017 na cidade do Rio de janeiro e que para nós, da UERUSS, seria uma satisfação muito grande poder contar com a presença dele - Reitor da RUDN - no referido evento.

Logo depois, foi entregue ao Sr. Reitor um livro sobre as atividades do VI Encontro e um folder sobre o VII Encontro, além de uma cesta de produtos típicos brasileiros. Em seguida, presenteou à Associação com um relógio de parede, com o emblema da RUDN e publicações da Universidade. 



O Sr. Reitor folheando o Livro recebido do VI Encontro.


Foto do Grupo com Sr. Reitor e com os mimos trocados.


Foto com Geovanio Menezes, Glacir Romagna e Josué Pereira diante do  bloco 6 da Universidade.

Geovanio Menezes
Pela Diretoria da União dos ex-Estudantes na Rússia e União Soviética

O acesso ao diário completo poderá ser feito através do e-mail ueruss@gmail.com

55-летие РУДН: ‏55º Aniversário da RUDN

VIAGEM DOS EX-ESTUDANTES PARA PARTICIPAR DAS SOLENIDADES COMEMORATIVAS DOS 55 ANOS DE FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE

DIA 03 DE FEVEREIRO - PASSEIO PELO CENTRO HISTÓRICO DE MOSCOU - PRAÇA VERMELHA E ARREDORES

No dia 03 de fevereiro o grupo, preparou um programa de visitas, o qual foi adaptado à programação das festividades oficiais.

O passeio abrangeu os seguintes lugares: Praça Vermelha, Muralha do Kremlin, Mausoléu do Lenin, Catedral de São Basílio, Teatro Bol´shoi e GUM, onde neste outrora famoso magazin observamos as mudanças ocorridas nestes últimos tempos, com a presença de lojas de grifes famosas.


Conseguimos encontrar no terceiro andar do GUM as tradicionais e saudosas stalovaias, tão conhecidas por todos nós.

Comitiva diante do Mausoléu de Lenin

Uma coisa nos chamou a atenção, o atual regime respeitou o acervo histórico, pois ainda estão intactas as estátuas e placas gravadas com os nomes das principais personalidades da era soviética. Isso significa que o povo russo sabe preservar a sua história.

Chegamos ao Mausoléu de Lenin, que até hoje permanece intacto, porém já não há mais a majestosa troca de guarda, um espetáculo que enchia a Praça Vermelha de gente na era Soviética. O Mausoléu ali permanece sem a guarda de outrora, porém o fluxo de pessoas que entra naquela urna é considerável. Observamos muitas famílias com os filhos crianças, visitando o corpo preservado do Lenin.

No GUM nos deparamos com uma dupla que chamava a atenção de todos. Um deles fisicamente idêntico a Stalin, vestido com uniforme militar, o outro com um boné e barbicha com uma semelhança impressionante ao Lenin. Dirigimos a eles e o Geovanio falou: Dobryi dien´, továrish Stalin!

Depois se dirigiu ao sósia do Lenin e disse: Továrish Lenin, vy samyi Jivoi?

Tiramos fotos com as duas figuras e pagamos caro por isso.


                                                                  Sósias de Lenin e Stalin

Ao fundo a Catedral de São Basilio
                                 

Aos que desejarem conhecer o diário completo do dia 3, acessem o e-mail da UERUSS: ueruss@gmail.com