sexta-feira, 19 de julho de 2019

COMUNICADO 05


UERUSS
União dos ex-Estudantes na Rússia e URSS

COMUNICADO 05

         A UERUSS é uma Associação que congrega os ex-estudantes brasileiros que estudaram não só na Universidade da Amizade dos Povos Patrice Lumumba – e que hoje tem o nome de Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN) –, com sede em Moscou, mas também em várias instituições de ensino superior em repúblicas da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviética (URSS).
         Desde sua fundação, a UERUSS vem organizando encontros periódicos a cada dois anos, salvo raras exceções. Dois Encontros foram realizados nos estados do Rio de janeiro e de São Paulo. Nos estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Goiás e no Distrito Federal/Brasília (onde ocorreu o VIII Encontro neste ano de 2019), foi realizado um Encontro em cada. Procurando manter a periodicidade de dois anos, o próximo – IX Encontro – será realizado na cidade de Salvador, no estado da Bahia em 2021.
         A escolha do local é realizada sempre na Assembleia Geral de Encerramento de cada Encontro e parte do princípio que a candidatura a ser lançada tenha o respaldo de uma concentração mínima de ex-estudantes morando na cidade e em municípios próximos, como forma de garantir o apoio e o sucesso na organização do mesmo.
         Ao final de cada Encontro é eleita uma nova Diretoria da UERUSS, que será a responsável pela organização de toda a infraestrutura: hotel, salas de reuniões, aparelhagem de som, transporte, city-tour, etc. Uma “Comissão de Coordenação do Encontro”, formada por colegas que vivem na região do Encontro, tem de ser formada para ajudar à Diretoria nessa tarefa.
         A Diretoria tem a tarefa de convocar e de convencer os colegas que vivem em todas as regiões do Brasil para que participem do Encontro, enviando com a frequência necessária os informes sobre o andamento da fase de preparação.
         Na fase final dos preparativos, é discutida e aprovada uma proposta de contribuição para os gastos com a infraestrutura do Encontro, como aluguel de salas (se for o caso), aparelhagem de som, contratação de shows musicais, camisetas, brindes, etc. O valor da contribuição pode ser diminuído se houver ajuda de organizações ou sindicatos, que podem ajudar financeiramente. No último encontro em Brasília, o fato de ter sido organizado em dependências da embaixada russa foi fundamental para a diminuição dos gastos.
         Considerando que no próximo ano de 2020 será comemorado pela RUDN os 60 anos de fundação da Universidade, a atual Diretoria da UERUSS está sugerindo a organização de um grupo de ex-estudantes que tenham condições e que desejem participar dos festejos.
Neste sentido, o atual presidente (George Gurgel) e o vice (Emerson Leal) fizeram uma reunião recentemente com o adido cultural da embaixada russa – Sergey Shumilov – para saber se pode haver algum suporte da parte da RUDN e da embaixada nesta eventual viagem. Shumilov estará em Moscou em breve, quando visitará a RUDN para consultar sobre essa possibilidade da parte da Universidade. Relativamente a uma possível ajuda da embaixada, isso deverá ser discutido com o embaixador Sergey Pogóssovitch Akópov, o que faremos oportunamente.
         Aproveitamos a reunião com o adido cultural – Shumilov – para propor cooperação em atividades nas áreas de ciência, tecnologia, educação e cultura (como o ensino da língua russa e o desenvolvimento de atividades relacionadas às artes), com atenção especial para a área de educação superior em regiões do Brasil onde haja um número razoável de ex-estudantes, os quais deverão participar da arquitetura do processo. Essa é uma proposta que deverá ser amadurecida e deverá contar com a opinião do maior número possível de colegas.

A Diretoria da UERUSS
Mandato 2019-2021

Salvador, julho de 2019