quinta-feira, 23 de abril de 2015

55-летие РУДН ‏ 55º Aniversário da RUDN

VIAGEM DOS EX-ESTUDANTES PARA PARTICIPAR DAS SOLENIDADES COMEMORATIVAS DOS 55 ANOS DE FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE
SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO

CHEGADA DOS PARTICIPANTES AO KREMLIN


                                   Vista do Centro de Convenções do Kremlin, onde se 
                                     realizou a Solenidade de Encerramento do Evento

Dia 7 de fevereiro de 2015 - dia da grande festa de encerramento da solenidade dos 55 Anos da Fundação da RUDN, no Centro de Convenções do Kremlin - o majestoso complexo cultural e político onde são discutidos os grandes temas do Estado Russo.

Vamos dividir nosso relato em duas partes:

Na primeira, fazemos referência à chegada de uma multidão de ex-estudantes que subiram a rampa de acesso ao interior do Kremlin e ao período que antecedeu a Solenidade de Encerramento dentro do majestoso Centro de Convenções.

Na segunda - que será apresentada na sequência, fazemos referência à Solenidade, propriamente dita, de Encerramento do Evento.

Exatamente às 17 horas do dia 7 de fevereiro, dirigimo-nos à porta de entrada Oficial do Kremlin. Uma multidão de mais de 5.000 pessoas passou pela guarita de segurança e subiu pela rampa de acesso, até entrar na ampla área onde estão instaladas as edificações geralmente ocupadas por membros do governo russo e que ficam na parte esquerda da entrada.

Logo na entrada, à direita, encontra-se o edifício que foi construído nos tempos do poder soviético, onde eram realizados eventos do governo. Dentro do mesmo existem muitos salões de grandes dimensões, com uma infraestrutura capaz de provocar a admiração até mesmo das pessoas mais críticas. No andar inferior está instalado o grande teatro, onde se usava antes - e se usa agora - pelas autoridades do governo do país para a realização de grandes encontros e reuniões. É digno de registro o fato de que o atual governo da Rússia mantém intacta aquela obra, onde são vistos por todos os lugares os símbolos da antiga URSS, como a  foice e o martelo. Sem dúvida, um monumento histórico que pertence à história do povo russo.

Ao chegar, a multidão ocupou a grande área livre que fica em frente ao edifício. O frio estava ameno, por volta dos 10 graus negativos. Uma neve fina caía, acumulando-se nas chapkas e abrigos de frio. Ali, diante do edifício, velhos amigos dos tempos de faculdade confraternizavam-se.  Assim permanecemos até às 18 horas, quando as portas se abriram e todos puderam livrar-se dos abrigos de frio.

Os grandes salões foram ocupados. O visual mudou: homens de todos os países em trajes múltiplos, com roupas nacionais típicas de todas as nações e, claro, com os tradicionais ternos ocidentais. Mulheres com roupas típicas: asiáticas, africanas, russas, latino-americanas, europeias, todas elegantemente vestidas, irradiando beleza e harmonia numa maravilhosa confraternização internacional.

Registramos tudo. Porém, o espaço aqui é pequeno para mostrar todos os registros fotográficos. Seguem algumas fotos daqueles momentos dentro do majestoso edifício, enquanto esperávamos pelo início da Solenidade de Encerramento dos 55 anos de fundação da RUDN.

Foi tudo muito bem organizado, colorido, encantador e emocionante!

                           Delegação do Brasil diante da guarita de entrada no Kremlin. 
                                  Da esquerda para direita: Josué Pereira, Felix Bezerra,
                            Geovanio Menezes, Glacir Romagna e Eloisa Vasconcelos


                            Uma das edificações do governo russo. Vêem-se as calçadas 
                            cobertas de neve e as árvores sem folhas - essa metamorfose 
                           que começa no outono e volta ao verdor e à vida na primavera

                              Os grandes salões foram ocupados pelos ex-estudantes, 
                                  à espera do inicio oficial do encerramento do Evento

                              Em um dos salões é possível ver a grande quantidade de 
                                participantes do Evento no momento que antecedeu a 
                                           Solenidade de Encerramento do mesmo


                               Membros da delegação brasileira diante da multidão dos 
                               ex-estudantes. Da esquerda para direita: Glacir Romagna, 
                               Josué Pereira, Geovanio Menezes e Eloisa Vasconcelos

Logo depois, as portas do grande teatro se abriram dando início à emocionante Solenidade de Encerramento do Evento.


07 de fevereiro de 2015
Geovanio Menezes







quinta-feira, 2 de abril de 2015

55-летие РУДН 55º Aniversário da RUDN

VIAGEM DE EX-ESTUDANTES PARA PARTICIPAR DAS SOLENIDADES COMEMORATIVAS DOS 55 ANOS DE FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE
SOLENIDADE DE ABERTURA DO EVENTO

LENINSKY PROSPEKT - DIA 06 DE FEVEREIRO DE 2015



A tão esperada abertura das solenidades comemorativas dos 55 anos de fundação da Universidade teve lugar no grande auditório do edifício-sede, situado na Leninsky Prospekt.

Vista do edifício-sede da RUDN no dia da abertura 
das solenidades comemorativas


Previamente à abertura, a Universidade ofereceu um almoço a todos os participantes no restaurante situado no primeiro andar do edifício-sede. Para dirigir-se ao restaurante, passamos pelo lindo jardim tropical que ocupa uma grande área, logo à esquerda do hall de entrada. Essa área oferece um contraste interessante - fora do edifício a neve impera e, ali dentro, sente-se o verdor das plantas por onde correm canais com lindos peixes ornamentais. No almoço, os ex-estudantes misturaram-se com os presentes proporcionando assim conversas das mais variadas, dentro do principio de cordialidade e amizade. Depois do almoço, todos se dirigiram ao auditório situado no segundo andar.  Logo, o auditório foi ocupado pelos participantes e, exatamente às 14 horas, a mesa de honra já estava formada sob a direção do Reitor da RUDN, Sr. Vladimir Mirrailovitch Filipov. Depois da apresentação do hino russo, o Reitor ocupou a tribuna para proferir o discurso de abertura do evento.
Ali, naquele ambiente festivo, via-se a representação racial dos continentes: asiáticos, africanos, latino-americanos, europeus, gente do mundo todo que ali, atento, escutava as palavras do Sr. Reitor, muitas vezes interrompidas por palmas e mais palmas.

O Reitor Vladimir Mirrailovitch Filipov profere o discurso 
de abertura das solenidades



O ex-estudante da RUDN e atual Ministro das Relações 
Exteriores da República do Mali  - Abderrahmane Sylla faz uso 
da palavra na cerimônia de abertura do evento


O Sr. Reitor fez um relato da história da Universidade, que era acompanhado por vídeos cuidadosamente instalados nas paredes à frente e nas laterais do auditório. Também, fizeram uso da palavra ex-estudantes do Vietnã e da República do Mali, bem como renomados catedráticos da Universidade. Na ocasião, foram distribuídas comendas aos professores e colaboradores da RUDN.

No intervalo da solenidade de abertura a comitiva brasileira: 
da esquerda para direita - Glacir Romagna, Felix Bezerra, 
Geovanio Menezes, Josué Pereira e Francisco Maria Lins



Durante o intervalo de uma hora, houve um coquetel no restaurante do primeiro andar, do qual o carismático Reitor Vladimir Mirrailovitch Filipov participou ativamente, cumprimentando e fotografando-se com os participantes.  Lamentavelmente, diante da multiplicidade de nacionalidades o nosso grupo se dispersou nos contatos com os demais ex-estudantes e não foi possível tirar uma foto do Reitor com o nosso grupo. Porém, foi possível tirar fotos individuais, como a que se pode ver abaixo: os colegas Francisco Maria Lins e Geovanio Menezes com o Reitor.


O Reitor Vladimir Mirrailovitch Filipov entre Francisco
 Maria Lins (esquerda) e Geovanio Menezes (direita)


Finalmente, o Reitor declarou a solenidade encerrada e o ambiente festivo alastrou-se pela área do restaurante, com músicas e danças que se misturavam com os sons de vários idiomas.
O dia foi precioso demais, inesquecível!


05 de fevereiro de 2015

Geovanio Menezes